Início » Blog Omega Cranes » Cabo de fibra ou cabo de aço?

Cabo de fibra ou cabo de aço?

  • por

AS FIBRAS SINTÉTICAS MAIS FORTES DO MUNDO

O que é mais resistente, cabo de aço ou fibra sintética?

A resposta correta é: fibra de náilon. Apenas a fibra de náilon é conhecida por ser mais forte do que o fio de aço. Além do benefício da alta resistência, os cabos sintéticos vem substituindo os cabos de aço por serem mais práticos no manuseio, mais flexíveis, menor peso e de fácil transporte e armazenagem. Os cabos de aço para elevação já é passado nos principais operadores de elevação e movimentação de cargas do mundo, principalmente portos e indústria pesada.

Conheça abaixo as fibras mais resistentes do mundo:

UHMWPE (SPECTRA®)
As fibras de polietileno de ultra alto peso molecular (UHMWPE) são extremamente fortes e são as mais leves de todas as fibras ultra-fortes. A resistência final pode exceder 3000 MPa. No entanto, devido ao seu baixo ponto de fusão de cerca de 145 ° C (295 ° F), eles não são adequados para aplicações em temperatura elevada. A fibra é usada principalmente em roupas de proteção, como coletes balísticos, capacetes, luvas resistentes a cortes, etc.

FIBRAS ARAMID (KEVLAR®)
As fibras de aramida são uma classe de fibras sintéticas resistentes ao calor e extremamente fortes. A resistência final de algumas fibras de aramida pode exceder 3500 MPa. Aramida tem uma excelente relação resistência-peso, ainda melhor do que o carbono, e excelente estabilidade dimensional devido ao alto módulo de elasticidade. Mas sua temperatura de serviço superior é inferior à das fibras de carbono.

POLIBENZOXAZOL (ZYLON®)
O polibenzoxazol (PBO) é uma fibra de alto desempenho e resistente ao calor com uma estrutura em anel oxazol fundido com benzeno. A fibra é quase duas vezes mais forte que as fibras de aramida (Kevlar, Nomex) e cerca de 10 vezes mais forte que o aço, tornando-a a fibra orgânica sintética mais forte. Ele também tem uma temperatura de decomposição 100 ° C mais alta do que a aramida e exibe muito pouca fluência sob estresse, tornando-o adequado para altas cargas contínuas.

POLIARILATO (VECTRANTE)
As fibras de poliarilato são fios multifilamento de alto desempenho fiados a partir de polímeros de cristal líquido (LCP). Esta superfibra exibe resistência e rigidez excepcionais. Por exemplo, a fibra é cinco vezes mais resistente do que o aço e dez vezes mais resistente do que o alumínio. A fibra Vectran foi escolhida para os sistemas espaciais da NASA devido às suas excelentes propriedades de desempenho.

FIBRAS DE CARBONO
As fibras de carbono são uma das fibras artificiais mais fortes e têm uma excelente relação resistência / peso e excelente rigidez. A resistência final de algumas fibras de carbono pode exceder 6.000 MPa. Os plásticos reinfocados com fibra de carbono encontram muitos usos na indústria de artigos esportivos, automotiva e aeroespacial. Eles são usados ​​para estruturas leves onde uma alta relação resistência-peso e rigidez são necessárias.

Conheça a linha de laços e cabos sintéticos Omega Force

Fonte: http://polymerdatabase.com/Fibers/Fibers3.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.